sexta-feira, 3 de março de 2017

Eu [Elson de Melo] apoio Arminda mourão para reitora da UFAM!

ESCRITO POR ELSON DE MELO
SEXTA, 03 DE MARÇO DE 2017

Louvo e parabenizo a nota da direção estadual do meu partido - PSOL/AM que libera os seus filiados a se posicionarem publicamente para, apoiarem uma das três candidaturas que concorrem a Reitoria da UFAM.

Da mesma forma. Lamento que os nossos filiados Professores, Servidores e Acadêmicos que trabalham e estudam na UFAM, não terem pautado uma discussão dentro do partido no sentido de unificar a nossa militância para mobilizar e apoiar uma única chapa. Como isso não foi possível, acho que os nossos camaradas devem ter seus motivos e explicações.

Observando as três candidaturas postas, entendo que o melhor caminho nesse momento é a chapa 31 - CONTRAPONTO que tem como candidata a Professora Arminda Mourão. Conheço a camarada Arminda há algumas décadas, sou testemunha da sua dedicação a causa da educação em nosso país, detentora de um curriculum acadêmico fabuloso e de uma capacidade de luta invejável. Particularmente, acho que nome 'contraponto', não combina com a camarada Arminda que é por natureza uma mulher protagonista sobre todos os aspectos.

Por outro lado, as outras duas chapas são compostas por excelentes quadros da Academia, porém, são na maioria os mesmos que transformaram a Universidade Federal do Amazonas nas últimas décadas, em apenas uma Instituição de ensino voltada para o seu interior e quando ela sai dessa rotina, é para vender serviços sem se preocupar com as questões sociais, cujo as demandas são cada dia maiores.

Alguns departamentos da UFAM, tornara-se suportes para Institutos que comercializam serviços como "EIA/RIMA" e outros de natureza diversas, a produção acadêmica ficou muito voltada para temas subjetivos sem quase nenhuma repercussão social, uma parte dos professores viraram empreendedores do saber, uma outra dedicaram-se a reproduzir a ideologia dominante pregando a devastação ambiental e a total degradação do tecido social da Região Amazônica.

Espero que com Arminda Reitora, a UFAM não seja apenas um ‘contraponto’, mas uma Instituição Protagonista na formulação de alternativas sociais, políticas e econômicas da nossa Região.


Elson de Melo é dirigente do PSOL Amazonas         

Nenhum comentário:

Postar um comentário