quinta-feira, 23 de abril de 2015

Terceirização: a ilusão do sindicalismo de resultado

Trabalhadores do Brasil Organizai-vos e Uni-vos!

Por Elson de Melo – Mais do que nunca se faz necessário que os trabalhadores brasileiros assumam a conclamação de LUTA do grande Karl Marx proclamado em 1848 “Trabalhadores de mundo uni-vos”! A consumação da terceirização como regra absoluta de emprego nas empresas no Brasil é o reflexo da ausência de uma corrente transformadora no atual sindicalismo brasileiro, é a mais vergonhosa barganha dos empresários contra os trabalhadores tendo como aliados o sindicalismo de resultado representado pela Força Sindical!

A luta dos trabalhadores historicamente vem sendo divido entre o sindicalismo de resultado e o sindicalismo de transformação social. Desde o inicio da industrialização no Brasil, os trabalhadores brasileiros vem convivendo com essas duas correntes que fora interrompida com a chegada do PT ao governo e a posse de Lula em 2003. Nos doze anos do governo petista, as principais Centrais Sindicais (CUT, FORÇA SINDICAL, CTB, CGTB, NCST, UGT, CSB...) abdicaram da LUTA DE CLASSE e passaram a ser uma instância governamental usada para iludir os trabalhadores.

Essa postura burocrática do sindicalismo brasileiro, só tem contribuído para a precarização dos salários, empregos, trabalho e desmobilização dos Trabalhadores. Sem um sindicalismo combativo e de LUTA da Classe Trabalhadora brasileira, vai sofrer mais derrotas como as impostas por Dilma através das Medidas Provisórias 664, 665 e agora no parlamento com aprovação do projeto de Lei da terceirização - PL 4330.

Para que os trabalhadores voltem a oferecer resistência ao capital e conseguir reconquistar direitos, melhores salários e condições de trabalho faz-se urgente combater o peleguismo no sindicalismo brasileiro, os Trabalhadores precisam mais do que nunca reconquistar as direções dos seus Sindicatos e retomar a LUTA por liberdade e autonomia sindical! Por uma Central de Trabalhadores Combativa... TRABALHADORES DO BRASIL UNI-VOS!


– Elson de Melo é Presidente Estadual do PSOL Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário