quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O PSOL e o futuro do esporte no Amazonas.



Elson de Melo(*)

Antes, durante e pós Copa do Mundo, muito se falou e ainda falam sobre o futuro do esporte no Amazonas. Para nós do PSOL Amazonas o esporte é uma pratica fundamental para o desenvolvimento de pessoas saudável social e econômica, as praticas esportiva nem sempre são tarefas simples de conciliar e desenvolver em alto rendimento. 

Em muitos países a pratica desportiva é uma rotina comum e incentivada por faculdades, que dão bolsas para atletas com boas notas frequentarem suas instituições e competirem por elas nas ligas esportivas acadêmicas desses países. 

No Brasil podemos afirmar que somos o maior celeiro de talentos esportivos em todas as modalidades. No entanto, falta investimento na formação de profissionais especializados nessa área. Hoje para um atleta ser competitivo, ele precisa de bons técnicos nas áreas de preparação física, psicológica, saúde e gestão.

A solução para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento passa primeiro por uma estrutura acadêmica que possibilite a formação desses técnicos e gestores esportivos, a nossa preocupação não passa pelo fato do que fazer com a infraestrutura já existente, a Vila Olímpica, os Estádios, as quadras, os Ginásios, as Raias Aquáticas, as Pistas de Corrida, em fim, a nossa maior preocupação é como ocupar esses espaços com qualidade, dar aos atletas condições de desenvolverem sua atividade tanto esportiva como intelectual.

Por outro lado, é importante o Estado assumir a organização de eventos esportivos em todas as modalidades, tanto para amadores como para atletas de alto rendimento. Isso só será possível se buscarmos a união dos Estados com menor presença esportiva no cenário Nacional, priorizar a formação de talentos desde a infância até alcançarem o profissional, queremos através do esporte, formar atletas realmente profissionais e cidadãos comprometidos com as questões sociais do nosso território.

Essa formação só será possível estruturando no âmbito das Universidades cursos superior de formação de técnicos e gestores esportivos, portanto, a UEA em nossa gestão vai oferecer cursos dessa natureza, será a primeira Universidade do Brasil a oferecer formação a nível superior para todas as modalidades esportivas. 

Queremos formar técnicos e gestores (manager), essa iniciativa, vai possibilitar o aproveitamento das aptidões de cada profissional em sua área esportiva. Hoje as universidades oferecem apenas o curso de Educação Física, no entanto, o esporte é uma questão de aptidão, o garoto/a quando em formação, se identifica com um esporte, porém, qual são as possibilidades que ele tem em praticar o que ele gosta em alto rendimento? No Amazonas as possibilidades hoje é zero!

Diante dessa demanda, o PSOL no governo, vai desenvolver no âmbito da UEA o curso superior de formação de técnicos desportista e gestor em desportos, cujo objetivo é formar técnicos nas diversas áreas do esporte, como futebol, vôlei, basquete, handebol, natação, atletismo, remo... O Amazonas será a maior referencia acadêmica na área e em consequência o maior celeiro de talentos.

No âmbito dos eventos, vamos organizar temporadas de eventos por faixa etária e de alcance Estadual, Regional, Nacional e Internacional e, em todas as modalidades. O Amazonas sairá do caos e passará para o seleto grupo dos destinos turísticos e esportivo.

(*) Elson de Melo é presidente Estadual do PSOL Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário