quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

História de Nossa Senhora do Livramento


A origem dessa devoção está envolta em muita poesia. O fato, no entanto é que a devoção popular foi registrada em diversas localidades. Na Arquidiocese de Braga, em Portugal, consta que na igreja da Ordem Terceira de São Francisco se encontra a imagem de Nossa Senhora Libertadora das Almas do Purgatório. Pe. Jacinto dos Reis afirma que é mencionada na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

Fala-se também que a origem ver­dadeira vem desde os tempos da história de Alcácer-Quibir. Naquela batalha, com a morte de Dom Sebastião, foram aprisionados todos os nobres que não queriam aceitar nem render homenagem aos conquistadores, podendo até pagar com a vida. Entre eles, encontrava-se Rodrigo Homem de Azevedo que era um dos mais dedicados defensores de sua pátria portuguesa, e não aceitava as ordens do duque de Alba, enviado pela Espanha para submeter o povo.

A esposa de Rodrigo, encomendou o caso à santíssima Virgem da qual era devota. Durante nove dias orou fervorosamente, temendo pela vida de seu marido. Terminada a novena, ela teve um sonho, no qual lhe pareceu ver Nossa Senhora que lhe dizia: “Não te preocupes. Eu o livrarei. Mas quando puderes edifica uma igreja, para que meu Filho seja glorificado aqui”.

Sem saber como, seu marido foi libertado quando outros nobres foram executados. Ele, por ter recebido essa graça, mandou esculpir uma imagem, conforme descrição da esposa em seu sonho: “Vestido branco. Os cabelos loiros soltos. O Menino Jesus no braço esquerdo e a mão direita em sinal de amparo”. E porque Nossa Senhora disse “Eu o livrarei”, deu-lhe o nome de Nossa Senhora do Livramento e construiu uma capela.

Os portugueses trouxeram essa devoção para o Brasil. Na Arquidiocese de São Paulo há a Paróquia de Nossa Senhora da Livração. Dois municípios foram agraciados com esse simpático nome, um na Arquidiocese da Paraíba e outro na de São Luís de Cásseres, no Mato Grosso. Neste último — narra uma lenda mantida pela tradição —, um desconhecido, entre outras mercadorias, carregava na sua carrocinha uma imagem de Nossa Senhora. Num determinado lugar o animal estancou e não houve quem o pudesse mover. Retiraram a imagem e o animal andou. Tornaram a colocar a imagem na carrocinha, e outra vez o animal empacou. Isso se repetiu várias vezes. Os moradores interpretaram que Nossa Senhora queria permanecer naquele lugar. O desconhecido continuou seu caminho e desapareceu. Ninguém nunca mais o viu. O povo construiu uma capela, depositando no altar a linda imagem. Mais tarde a ermida se transformou em exuberante templo.
Oração

Mãe amorosa, permanecei em mim como num templo adornado e acolhedor. Nossa Senhora do Livramento, livrai-me de todo mal. Reinai em minha alma, mostrando-me nos vossos braços a Jesus. Amém.

por Pe. Roque Vicente Beraldi, sacerdote, missionário claretiano.

13 comentários:

  1. Deposito neste momento a minha vida nas mãos de Nossa Senhora do Livramento, certa que ela vai livra a mim e a minha família, pois precisamos de muita paz e saúde. Fiquei mais confiante no poder que esta santa tem quando conheci a sua história.
    Karla - Farias Brito - CE

    ResponderExcluir
  2. Adorei ela é padroeira da minha cidade também todos dizem que a historia dela é essa: Que nessa cidade tinha muitas pessoas que tinha uma doença muito grave ai muitas pessoas morriam ai pediram a nossa senhora que caice uma benção sobre eles ai apareceu uma santa que salvou todos da quela doença e colocaram o nome de Nossa Senhora do Livramento.

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão em Cristo, venho informar que são dois municípios Paraibanos que tem como padroeira a Senhora do Livramento,
    ambas as cidades se chamam Livramento,
    Como foi dito, uma é na arquidiocese da Paraiba, e a outra que não foi citada se localiza na região do Cariri da Paraiba, cuja tem devoção a Mãe do Livramento por mais de 100 anos.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO ..livre meu filho Rogério da amante que está destruindo a vida dele....

    ResponderExcluir
  5. Venho aqui fazer um pedido especial a Nossa Senhora do Livramento; livrai meu filho de todo e qualquer perigo na viagem que ele fara no proximo domingo para um treinamento em sao paulo. amem

    ResponderExcluir
  6. Venho aqui fazer um pedido especial a Nossa Senhora do Livramento; livrai meu filho de todo e qualquer perigo na viagem que ele fara no proximo domingo para um treinamento em sao paulo. amem

    ResponderExcluir
  7. Nossa senhora, livrai-me de toda angustia e sofrimento que tenho tido, livrai-me de perder total minha visão, sabe o quanto necessito dela o quanto tenho sofrido por já ter perdido uma delas, livrai também minha Nossa Senhora, meu irmão Sidinei de too mal que lhe persegue, deposito minha vida e de meu irmão em tuas mãos e creio em ti. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Nossa senhora, livrai-me de toda angustia e sofrimento que tenho tido, livrai-me de perder total minha visão, sabe o quanto necessito dela o quanto tenho sofrido por já ter perdido uma delas, livrai também minha Nossa Senhora, meu irmão Sidinei de too mal que lhe persegue, deposito minha vida e de meu irmão em tuas mãos e creio em ti. Amém.

    ResponderExcluir
  9. N.Sra do Livramento..livra-me a mim e minhas filhas do meu ex-marido e de sua mãe.. Pessoas de índole má. Mande para bem longe de nós. Eu creio e já agradeço pela graça alcançada Amém!!

    ResponderExcluir
  10. N.Sra do Livramento..livra-me a mim e minhas filhas do meu ex-marido e de sua mãe.. Pessoas de índole má. Mande para bem longe de nós. Eu creio e já agradeço pela graça alcançada Amém!!

    ResponderExcluir
  11. Existe também no Rio Grande do Norte uma cidade chamada Taipu, que também tem Nossa Senhora do Livramento como padroeira,a festa em homenagem a ela é no mês de Novembro,uma festa lindíssima.

    ResponderExcluir
  12. Existe também no Rio Grande do Norte uma cidade chamada Taipu, que também tem Nossa Senhora do Livramento como padroeira,a festa em homenagem a ela é no mês de Novembro,uma festa lindíssima.

    ResponderExcluir
  13. Nossa Senhora do Livramento, santa poderosa e milagrosa! Aos 15 anos adoeci e passei por uma cirurgia delicadíssima a beira da morte, entreguei nas mãos Dela minha vida... minha recuperação foi super rápida! Sou super devota. Padroeira da cidade de Uruoca-CE e muito conhecida na região.
    Nossa Senhora do Livramento, Rogai por nós!

    ResponderExcluir