terça-feira, 27 de abril de 2010

A ESQUERDA NO MUNDO


Fundação Lauro Campos - Socialismo e Liberdade
Para inserir ou remover o seu e-mail:
www.socialismo.org.br/portal/informativo

Congresso caamanhista: Surge uma "Nova Esquerda" na República Dominicana
Pedro Fuentes

Entre os dias 24 e 25 de Abril se realizará em Santo Domingo, capital da República Dominicana, o Congresso da Nova Esquerda Caamanhista. O PSOL, através da Secretaria de Relações Internacionais, estará presente nesse evento. O nome é simbólico: Francisco Caamaño Deñó foi um coronel que esteve à frente de uma revolução para restituir Juan Bosch, o primeiro presidente constitucional depois da ditadura de Rafael Trujillo, na presidência. Bosch fora derrocado por militares apoiados pelos Estados Unidos.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

Hidrelétrica no Xingu: o trem fantasma e o chabu
Oswaldo Sevá


O projeto da mega-usina hidrelétrica é bem chamado de Belo Monstro pela garotada de Altamira, pelos ribeirinhos índios e não índios do Xingu paraense e por alguns de nós adultos brancos ainda combatentes da ditadura e da destruição movida pelo capital. Vai se confirmando o que eu escrevo há anos: mentira em cima de mentira, um dia pode desabar. O propagandista nazista Goebbels dizia que a mentira sempre repetida torna-se verdade. Mas nem sempre ele acerta.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

VEJA muda posição, defende Serra e... Dilma
Hamilton Octavio de Souza


A capa da revista é a cara do José Serra, recém lançado candidato do PSDB, DEM e PPS para a Presidência da República. Mas o editorial da revista faz questão de explicar que, da mesma forma, quando o Congresso Nacional do PT sacramentou Dilma Rousseff como candidata, a Veja a colocou na capa e fez matéria com ela.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

MST ocupa sedes do Incra em seis estados e em Brasília
MST

O MST ocupou a sede nacional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Brasília, e mais as superintendências em São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Piauí e Paraíba, nesta segunda-feira (19/4), na Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária. O movimento mantém ocupada também a sede do Incra em Pernambuco, desde sábado.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

Tributação desigual e miséria, saldos da hegemonia neoliberal
Hideyo Saito


Sistemas tributários favoráveis aos ricos são herança da fase de hegemonia neoliberal no mundo, consolidada a partir do final dos anos 1970. Houve ampliação do fosso entre ricos e pobres e aumentou a miséria e a fome no mundo, em pleno século XXI, quando a humanidade dispõe de meios técnicos e recursos para erradicá-las definitivamente. É o mundo do "capitalismo puro", forjado pelo neoliberalismo em ação.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

Uma nota sobre o cretinismo "internético"
Atilio A. Boron


Tornou-se lugar comum crer que a Internet é o âmbito por excelência da liberdade em nosso tempo. Muitíssima gente, e não poucos teóricos, sustentam que se trata de un espaço libérrimo, no qual as antigas restrições que o papel impresso impunha à produção e circulação das ideias ficaram definitivamente superadas. Basta ler algumas passagens do livro de Hardt e Negri, Império; ou os três tomos de Manuel Castells, A Idade da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, para apreciar a profundidade e as ramificações desta crença.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

Historiador Eric Hobsbawm aponta questões cruciais do século 21
New Left Review


Aos 92 anos, o historiador britânico Eric Hobsbawm continua um feroz crítico da prevalência do modelo político-econômico dos EUA. Para ele, o presidente americano Barack Obama, ao lidar com as consequências da crise econômica, desperdiçou a chance de construir maneiras mais eficazes de superá-la. "Podemos desejar sucesso a Obama, mas acho que as perspectivas não são tremendamente encorajadoras", diz, na entrevista abaixo. "A tentativa dos EUA de exercer a hegemonia global vem fracassando de modo muito visível."
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

Chomsky: o que está em jogo na questão do Irã
David Goessmann e Fabian Scheidler


Em entrevista à publicação alemã Freitag, Noam Chomsky fala da pressão dos EUA e de Israel sobre o Irã e seu significado geopolítico. "O Irã é percebido como uma ameaça porque não obedeceu às ordens dos Estados Unidos. Militarmente essa ameaça é irrelevante. Esse país não se comportou agressivamente fora de suas fronteiras durante séculos. Israel invadiu o Líbano, com o beneplácito e a ajuda dos EUA, até cinco vezes em trinta anos. O Irã não fez nada parecido", afirma.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

Assassinam o sétimo jornalista este ano em Honduras
PL

O jornalista hondurenho Georgino Orellana, da televisão de San Pedro Sula, foi assassinado ns últimas horas, em meio a uma onda de violência que já custou a vida este ano a sete profissionais da imprensa. Orellana, de 48 anos, recebeu um tiro na cabeça quando saía de seu trabalho, após concluir um programa noticioso.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

Outra vez eleições em Cuba?
Juan Marrero


Para algumas pessoas no mundo deve ter soado um pouco estranho o anúncio do Conselho de Estado da República de Cuba de que no domingo 25 de Abril se efectuarão as eleições para delegados às 169 Assembleias Municipais do Poder Popular. Cuba entra no seu décimo terceiro processo eleitoral desde 1976 com a participação entusiasta e responsável de todos os cidadãos com mais de 16 anos de idade. Nesta ocasião são eleições parciais.
Leia e comente... http://www.socialismo.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário